Vamos mostrar a força da nossa área e a importância da nossa profissão! Este edital deve ser retificado ou o Concurso deverá ser impugnado. A Lei de regulamentação da profissão mudou e o Museólogo agora tornou-se Analista de Acervo Histórico?
É importante que todos denunciem e que enviem e-mail para a prefeitura e para a organizadora exigindo a correção do Edital.
É importante que todos denunciem e que enviem e-mail para a prefeitura e para a organizadora exigindo a correção do Edital.
Cargo: Analista de Acervo Histórico
Código: PPSU120
Plano de Carreira: Lei nº 1.441/2006
Remuneração Inicial: (R$) R$ 3.087,84
Formação Mínima Exigida:
Diploma, devidamente registrado, de
conclusão de curso superior em História ou Arquivologia ou Museologia, fornecido
por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação
(MEC), e registro no Conselho/Delegacia ou Órgão quando este exigir para o
exercício do cargo.
Número de Vagas: 01
Descrição Sumária das Atividades
Típicas do Cargo:
Elaborar e analisar projetos
específicos na área de preservação da cultura com base na investigação; planejar
executar e acompanhar o controle das atividades técnicas e administrativas de
arquivologia, bem como pesquisar, documentar, inventariar, classificar e
catalogar o acervo museológico; executar procedimentos para a preservação de
acervo, de acordo com parâmetros técnicos, respeitados os regulamentos do
serviço.
Conteúdo Programático:
1. Museus e museologia, em geral e
em particular de ciência e técnica: conceituação; história e a interface com as
ciências sociais, naturais e exatas; o Patrimônio Cultural (referências
materiais e imateriais) e sua relação com a memória social, público e museus;
políticas e legislação cultural (federal, estadual e municipal); 2. Museologia
aplicada; 2.1. Processamento técnico de acervos (documentação e informação): investigação
(estudos analíticos), inventário, catalogação, classificação e indexação; 3.
Preservação e conservação preventiva de acervos: procedimentos básicos
especialmente sobre materiais em madeira, metal e vidro; gerenciamento e
monitoramento ambiental; higienização; acondicionamento; 4. Reservas técnicas:
conceituação, instalação e funcionamento; 5. Comunicação e difusão de acervos
em geral e em particular na área de C&T; 6. Técnicas expositivas e ações
educativas e culturais.
Para entrar em contato com a organizadora do Concurso: http://www.copese.uft.edu.br
Sítio Eletrônico da Prefeitura: www.palmas.to.gov.br
Fonte: PCI Concursos
Quem tem que apurar e enviar email para a prefeitura é o Corem da região. Não é por isso que nós museólogos pagamos nossa anuidade? Quem zela pelo exercicio da profissão e defesa do nosso mercado de trabalho não é o corem? do contrário somos trouxas e estamos pagando impostos para nada.
ResponderExcluirCaro "Anônimo",
ExcluirSim, concordo que é papel do COREM da região do concurso e do COFEM apurarem o caso. Mas é nosso papel como museólogos denunciarmos o caso e cobrarmos uma postura do Conselho.
Quem zela pelo exercício da profissão é o Conselho e também os museólogos. Apenas ficar se queixando não adianta, sinto muito...
Se você está com suas contas em dia com o COREM e COFEM, cobre uma atitudes deles. Enquanto deixarmos tudo correndo solto continuaremos com o mesmo Conselho sem representatividade que temos. Se você não cobra aí sim que está agindo como trouxa, me desculpe...
Atenciosamente,
Mariana Novaes
Concordo plenamente com Mariana e acrescento:
ResponderExcluirPara atuar o COFEM e os COREMs tem que ser incitado, infelizmente é assim.
Envie a denúncia ao COFEM com cópia para o COREM da região e se não for a sua região pode enviar para a sua também que além de tomar conhecimento reencaminha ao COREM responsável.
Nosso trabalho é de formiguinha. Vamos fortalecer a nossa classe!!!