quarta-feira, 9 de abril de 2014

Concurso Público para Prefeitura de Palmas (TO) - Denúncia

Vamos mostrar a força da nossa área e a importância da nossa profissão! Este edital deve ser retificado ou o Concurso deverá ser impugnado. A Lei de regulamentação da profissão mudou e o Museólogo agora tornou-se Analista de Acervo Histórico?
É importante que todos denunciem e que enviem e-mail para a prefeitura e para a organizadora exigindo a correção do Edital.





Cargo: Analista de Acervo Histórico

Código: PPSU120

Plano de CarreiraLei nº 1.441/2006

Remuneração Inicial: (R$) R$ 3.087,84

Formação Mínima Exigida:

Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior em História ou Arquivologia ou Museologia, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro no Conselho/Delegacia ou Órgão quando este exigir para o exercício do cargo.

Número de Vagas01

Descrição Sumária das Atividades Típicas do Cargo:

Elaborar e analisar projetos específicos na área de preservação da cultura com base na investigação; planejar executar e acompanhar o controle das atividades técnicas e administrativas de arquivologia, bem como pesquisar, documentar, inventariar, classificar e catalogar o acervo museológico; executar procedimentos para a preservação de acervo, de acordo com parâmetros técnicos, respeitados os regulamentos do serviço.

Conteúdo Programático:

1. Museus e museologia, em geral e em particular de ciência e técnica: conceituação; história e a interface com as ciências sociais, naturais e exatas; o Patrimônio Cultural (referências materiais e imateriais) e sua relação com a memória social, público e museus; políticas e legislação cultural (federal, estadual e municipal); 2. Museologia aplicada; 2.1. Processamento técnico de acervos (documentação e informação): investigação (estudos analíticos), inventário, catalogação, classificação e indexação; 3. Preservação e conservação preventiva de acervos: procedimentos básicos especialmente sobre materiais em madeira, metal e vidro; gerenciamento e monitoramento ambiental; higienização; acondicionamento; 4. Reservas técnicas: conceituação, instalação e funcionamento; 5. Comunicação e difusão de acervos em geral e em particular na área de C&T; 6. Técnicas expositivas e ações educativas e culturais.

Para entrar em contato com a organizadora do Concursohttp://www.copese.uft.edu.br

Sítio Eletrônico da Prefeiturawww.palmas.to.gov.br

FontePCI Concursos

3 comentários:

  1. Quem tem que apurar e enviar email para a prefeitura é o Corem da região. Não é por isso que nós museólogos pagamos nossa anuidade? Quem zela pelo exercicio da profissão e defesa do nosso mercado de trabalho não é o corem? do contrário somos trouxas e estamos pagando impostos para nada.

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    1. Caro "Anônimo",

      Sim, concordo que é papel do COREM da região do concurso e do COFEM apurarem o caso. Mas é nosso papel como museólogos denunciarmos o caso e cobrarmos uma postura do Conselho.

      Quem zela pelo exercício da profissão é o Conselho e também os museólogos. Apenas ficar se queixando não adianta, sinto muito...

      Se você está com suas contas em dia com o COREM e COFEM, cobre uma atitudes deles. Enquanto deixarmos tudo correndo solto continuaremos com o mesmo Conselho sem representatividade que temos. Se você não cobra aí sim que está agindo como trouxa, me desculpe...

      Atenciosamente,

      Mariana Novaes

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  2. Concordo plenamente com Mariana e acrescento:
    Para atuar o COFEM e os COREMs tem que ser incitado, infelizmente é assim.
    Envie a denúncia ao COFEM com cópia para o COREM da região e se não for a sua região pode enviar para a sua também que além de tomar conhecimento reencaminha ao COREM responsável.
    Nosso trabalho é de formiguinha. Vamos fortalecer a nossa classe!!!

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