TEXTOS ONLINE

INSTITUTO BRASILEIRO DE MUSEUS - IBRAM

As publicações Museus em Números, dois volumes lançados pelo IBRAM, oferecem um panorama estatístico nacional e internacional do setor de museus e textos analíticos sobre a situação dos museus nas unidades federativas. Os dados são referentes a 1,5 mil instituições museológicas brasileiras que responderam ao questionário do Cadastro Nacional de Museus. No total, mais de três mil instituições mapeadas em todo o país até a data de setembro 2010.

Museus em Números Volume 1
Museus em Números Volume 2 (parte 1)
Museus em Números Volume 2 (parte 2)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP

Versão eletrônica das publicações em língua portuguesa da série Museologia: roteiros práticos, editadas em parceria com a Edusp, originalmente publicados pela Museums & Galleries Commission, de Londres, atualmente denominada Resource: The Council for Museums, Archives and Libraries. A versões impressas podem ser adquiridos na Edusp, Editora da Universidade de São Paulo.

Roteiro 1- Plano Diretor
Roteiro 2- Planejamento de Exposições
Roteiro 3- Educação em Museus
Roteiro 4- Segurança de Museus
Roteiro 5- Parâmetros para a Conservação de Acervos
Roteiro 6 (parte1)- Plano para Certificação de Museus na Grã-Bretanha: padrões
Roteiro 6 (parte2)- Da Austrália a Zanzibar: planos de certificação de museus em diversos países
Roteiro 7- Gestão Museológica: desafios e práticas
Roteiro 8- Acessibilidade
Roteiro 9- Conservação de Coleções

SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA CURITIBA PR

Princípios Básicos da Museologia. Curitiba: Secretária de Estado da Cultura, 2006. 100 p.: il.

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ

Carderno do Museu da Vida: O Formal e o não-formal na dimensão educativa no Brasil Rio de Janeiro: Fiocruz / MAST 2000/2001


REVISTAS ELETRÔNICA

DataGramaZero

Reune textos, por afinidade temática, destinados às seções de artigos, comunicações e recensões visando divulgar e promover perspectivas críticas fundamentadas em áreas interdisciplinares da Ciência da Informação, tais como Informação e Sociedade, Informação e Políticas Públicas, Informação e Filosofia ou Informação e Comunicação.

Revista Museologia e Patrimônio

Revista eletrônica semestral do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio. Tem por objetivo publicar e disseminar a produção científica e acadêmica nesse campo. Publica artigos científicos, resenhas, relatos e revisões, resumos de teses e dissertações, além de republicar textos e documentos clássicos ou raros na área de atuação da revista.

Revista Museologia & Interdisciplinaridade

A Revista Museologia & Interdisciplinaridade está vinculada ao Grupo de Pesquisa Museologia, Patrimônio e Memória do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. É uma publicação eletrônica semestral de caráter exclusivamente acadêmico-científico, dedicada a divulgar e debater artigos, pesquisas e enfoques que enriqueçam a produção do conhecimento no amplo campo da Museologia. Preocupa-se também em interagir com diferentes áreas do conhecimento que pesquisam problemas concernentes e transversais à Museologia. A revista publica artigos, traduções, entrevistas e resenhas de livre tema, bem como artigos para dossiês temáticos, organizados por professores e pesquisadores convidados.




Revista Museus

Um comentário:

  1. Os links dos Roteiros práticos 1 a 9, ao acessá-los está dando como incorretos.

    ResponderExcluir