IRREGULARIDADES: SAIBA COMO AGIR


Soube de algum concurso ou qualquer outra irregularidade que prejudique os museólogos e nossa área de atuação? Saiba como agir!

Como posso ajudar? 

Basta entrar em contato com o Conselho Regional de Museologia (COREM) da região da irregularidade e/ou o Conselho Federal de Museologia (COFEM). Em caso de concurso irregular, envie um e-mail com o link do certame e/ou do edital irregular ao COREM e COFEM. É uma atitude que não leva nem 5 minutos e é positiva para toda a nossa classe.

Não tenho os contatos do COREM ou do COFEM...

No nosso blog, na seção COFEM-COREM / LEGISLAÇÃO[1], organizamos uma lista com todos os contatos de todos os Conselhos Regionais e do Conselho Federal.

Não sei avaliar se de fato há algo irregular...

Recomendamos que leia a Lei de Regulamentação da Profissão de Museólogo[2], dando atenção especial aos artigos 2º e 3º que especificam quem pode exercer a profissão de museólogo e tratam das atribuições da profissão, respectivamente.

Indicamos também que visite a página PERGUNTAS FREQUENTES[3] do nosso blog, onde procuramos reunir as perguntas mais comuns sobre os museólogos e a organização profissional da Museologia no Brasil.


Os COREM’s e o COFEM que, entre outras atribuições, são responsáveis por fiscalizar o exercício da profissão. No entanto, conforme o Código de Ética do Profissional Museólogo[4], compete ao museólogo “combater o exercício ilegal da profissão e denunciar todo ato lesivo a museologia” (artigo 4º, inciso f). Além disso, ainda conforme o código de ética, o museólogo deve “ter em conta que seu comportamento profissional irá repercutir nos juízos que recaiam sobre o conjunto da sua profissão” (artigo 4º, inciso l). Sendo assim, também é nosso papel enquanto museólogos colaborar com os Conselhos, fiscalizando e zelando por nossa área de atuação profissional.

Nós do Concursos Museologia divulgamos editais irregulares com o intuito de informar aos museólogos sobre as irregularidades que encontramos em nossas buscas por oportunidades de trabalho na área. Sempre encaminhamos denúncia via e-mail ao COREM da região da irregularidade, contudo, somos apenas dois museólogos representando uma classe inteira. É de extrema importância que mais pessoas, sejam profissionais formados (empregrados/concursados ou não) ou estudantes de Museologia, comuniquem os Conselhos sobre as ilegalidades para que os mesmos possam tomar as medidas cabíveis.

Cada um de nós exerce um papel fundamental para evitar que editais irregulares e o exercício ilegal de nossa profissão continue a acontecer. Permanecendo à espera de que o outro se posicione frente a essas irregularidades que denunciamos, pessoas sem formação na área continuarão a ocupar vagas que só podem ser preenchidas exclusivamente por nós, museólogos devidamente diplomados.

Não se intimide, faça sua denúncia!

Alguns concursos denunciados no nosso blog:

Notas:
[2] Lei nº. 7.287, de 18 de dezembro de 1984, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7287.htm
[3] Disponível em: http://www.concursosmuseologia.com.br/p/perguntas-frequentes.html
[4] Aprovado em sessão plenária de 23 de dezembro de 1992, disponível em: http://cofem.org.br/?page%20id=22#codetica

Um comentário: