Gostaríamos de contar com a ajuda de todos os museólogos e estudantes de Museologia (afinal, cedo ou tarde também estarão enfrentando o mercado de trabalho) quando denunciamos algum edital de concurso apresentando irregularidades.
Como podem ajudar? Basta entrar em contato com o Conselho Regional de Museologia (COREM) da região do concurso e/ou o Conselho Federal de Museologia (COFEM) enviando um e-mail com o link do concurso e/ou do edital irregular. É uma atitude que não leva nem 5 minutos e é positiva para toda a nossa classe.
Não têm os contatos do COREM ou do COFEM? No nosso blog, na seção COFEM-COREM / LEGISLAÇÃO[1], organizamos uma lista com todos os contatos de todos os Conselhos Regionais e do Conselho Federal.
Não sabem avaliar se o edital de fato está irregular? Recomendamos que leiam a Lei de Regulamentação da Profissão de Museólogo[2], dando atenção especial aos artigos 2º e 3º que especifica quem pode exercer a profissão de museólogo e trata das atribuições da profissão, respectivamente.
Como é comum lermos por aí, de fato são os COREM’s e o COFEM que, entre outras atribuições, são responsáveis por fiscalizar o exercício da profissão. No entanto, conforme o Código de Ética do Profissional Museólogo[3], compete ao museólogo “combater o exercício ilegal da profissão e denunciar todo ato lesivo a museologia” (artigo 4º, inciso f). Além disso, ainda conforme o código de ética, o museólogo deve “ter em conta que seu comportamento profissional irá repercutir nos juízos que recaiam sobre o conjunto da sua profissão” (artigo 4º, inciso l).
Nós do Concursos Museologia, quando fazemos as publicações de denúncia, as fazemos com o intuito de informar aos museólogos sobre as irregularidades que encontramos em nossas buscas por oportunidades de trabalho na área. Sempre encaminhamos denúncia via e-mail ao COREM da região da irregularidade, contudo, somos apenas dois museólogos representando uma classe inteira. É de extrema importância que mais pessoas, seja profissional formado (empregrado/concursado ou não) ou estudante de Museologia, comuniquem aos Conselhos sobre as ilegalidades para que os mesmos possam tomar as medidas cabíveis.
Cada um de nós exerce um papel fundamental para evitarmos que editais irregulares continuem a surgir. Continuando a esperar que o outro se posicione frente a essas irregularidades que denunciamos, pessoas sem formação na área continuarão a ocupar vagas que só podem ser preenchidas exclusivamente por nós, museólogos devidamente diplomados.
Não se intimidem, façam sua denúncia!
Alguns concursos denunciados no nosso blog:
Não se intimidem, façam sua denúncia!
Alguns concursos denunciados no nosso blog:
- Junho de 2014: Prefeitura Municipal de Joinville (SC)
- Abril de 2014: Prefeitura de Palmas (TO) (NÃO RETIFICADO)
- Janeiro de 2014: Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (RETIFICADO)
- Agosto de 2012: Prefeitura de Macaparana (PE)
- Maio de 2012: Prefeitura Municipal de Cláudio (MG), Prefeitura de Guará (SP) (NÃO RETIFICADO), Prefeitura Municipal de Tupaciguara (MG)
Notas:
[1] Disponível em: http://www.concursosmuseologia.com.br/p/cofem-corem-legislacao.html
[2] Lei nº. 7.287, de 18 de dezembro de 1984, disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7287.htm
[3] Aprovado em sessão plenária de 23 de dezembro de 1992, disponível em: http://cofem.org.br/?page%20id=22#codetica
Nenhum comentário:
Postar um comentário