quinta-feira, 15 de maio de 2014

Em fase de criação, cargo de Museólogo pode ser ocupado por Historiador em Taubaté

Taubaté valorizando a carreira de Museólogo. Só que não!

Será criado, no quadro de efetivos do Departamento de Cultura, o cargo de museólogo em função de uma nova área específica em Museus, Patrimônio e Arquivo Históricos.

"Foi aprovada emenda da Comissão de Justiça, que institui requisito de curso superior em História ou Museologia para o cargo de museólogo, e rejeitada das Comissões de Finanças e de Turismo e Cultura, que adéqua o vencimento do museólogo para R$ 5.304, de acordo com o piso de categoria, com jornada de 40 horas semanais". (Diario Taubaté).

Requisitos de curso superior em História?

Alguém por favor pode mostrar a Lei Federal Nº 7.287/1984 para a Comissão de Justiça da Câmara de Taubaté? Minha sugestão é que os COREM's montem uma força tarefa apresentando aos parlamentares dos Municípios e Estados a Lei de Regulamentação. Já temos como exemplos de erros uma Lei Municipal de Palmas (TO) e outra Estadual do Amazonas. Elas Infringem Lei Federal de Regulamentação do Museólogo. Essas são apenas as que temos notícias, se fizermos um levantamento muitas outras aparecerão.

4 comentários:

  1. E não é só isso, tem muito Historiador sem a graduação em Museologia, apenas com pós-graduação na área, fazendo concurso e se classificando. Estamos de olho para que estes não ocupem as nossas vagas!!! Na maioria dos editais é claríssimo que para ocupar o cargo de Museólogo é exigido Graduação em Museologia e registro no conselho!!! ATENÇÃO MUSEÓLOGOS as irregularidades nos concursos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso dos graduados em qualquer área, mas que tenha pós-graduação em Museologia Stricto Sensu (Mestrado ou Doutorado), desde que devidamente registrado como museólogo nos Conselhos Regionais, podem ocupar o cargo. Quem fez apenas pós-graduação Lato Sensu (Especialização), não. Além disso alguns editais podem restringir o acesso mesmo que permitido por lei aos que são apenas pós-graduados em Museologia, mas aí o caso deve ser tratado junto a instituição que estabeleceu a restrição.

      Excluir
    2. nós museólogos de formação registrados no COREM's devemos cobrar incessantemente para que haja uma fiscalização forte e de resultado! Eu fiz um concurso em 2012 e fui aprovada junto com um cara que pelo o que me consta até o momento não tem formação em Museologia e muito menos registro. Estou levantando informações em cada COREM, detalhe: ele foi convocado.

      Excluir
  2. "Para cuidar da nova área do Departamento, deverá ser criado o cargo de gerente da Área e, no quadro de efetivos, o cargo de museólogo". (Diário de Taubaté)

    Pela matéria abaixo o cargo de Gerente de Área já foi assumido.

    http://gazetadetaubate.com.br/doador-de-campanha-de-ortiz-vira-diretor/

    ResponderExcluir